Numa sociedade cada vez mais tecnológica e com acesso facilitado à informação verifica-se um aumento de disfunções músculo-esqueléticas relacionadas com maus hábitos gerais. A escoliose pode ser uma destas consequências, assim como muitas outras patologias. Desta forma, procura-se averiguar os resultados da Osteopatia através do ajuste do corpo numa paciente sem melhorias significativas anteriores após experienciar outras abordagens terapêuticas. Para isso foi submetida durante 8 semanas a 11 tratamentos onde se procurou relacionar a influência da Osteopatia nos sintomas referidos pela paciente, medicação tomada em SOS, possíveis efeitos da temperatura ambiental, quantidade e qualidade de sono, níveis e fontes de stress e atividade física.

AVC Hemorrágico – Tratamento Osteopático de Ajuste do Corpo
O presente estudo teve como tema AVC Hemorrágico – Tratamento Osteopático de Ajuste do Corpo (TOAC), realizado no âmbito do Curso de Especialização em Osteopatia Clássica.
O AVC é uma das doenças mais prevalentes e mortais em todo o mundo. Através da abordagem osteopática é possível influenciar a fisiologia do corpo e contribuir para a saúde. O principal objetivo do estudo foi documentar a intervenção da Osteopatia Clássica, através do TOAC num paciente vítima de AVC hemorrágico.
Os dados e achados sobre a condição do paciente foram recolhidos através de métodos de avaliação descritos na literatura e foi aplicado o TOAC em 29 sessões de osteopatia, ao longo de 16 semanas.
Os resultados revelaram melhorias no estado geral do paciente contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida.
Conclui-se que o TOAC tem efeitos numa condição de AVC hemorrágico, nomeadamente ao nível da mobilidade articular, força muscular, sistema gastrointestinal e qualidade e quantidade do sono.
